quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Práticas espirituais, auto ajuda e física quântica, estamos no caminho certo?

  Muitas pessoas tem lido sobre as novas tendências da auto-ajuda, que comentam muito sobre o controle que podemos ter sobre eventos e fatos os quais desejamos em nossas vidas. 
   Aqui está um texto, um pouco comprido, mas que tem muito do que experimentei sobre ciência e espiritualidade. 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Religião Consistente é Qualidade de Vida

   Esse tópico é bem importante. A ciência vem provando que a prática religiosa faz realmente bem ás pessoas. O que já conseguiram observar é que o sistema imunológico aumenta, a felicidade da pessoa aumenta pois as orações e o contato social positivo entre as pessoas fazem áreas do cérebro que geralmente não são estimuladas ficarem ativas, e muitas vezes pessoas de forte fé e vontade conseguem superar obstáculos mais facilmente do que uma pessoa que não tem religião nenhuma. Logo, nos dias atuais, a religião não tem somente papel pessoal, mas sim golobal, de qualidade de vida. 

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Motivação para prática Budista: Frases de Nitiren Daishonin

"O inverno nunca falha em se tornar primavera"

"Sofra o que tiver que sofrer, desfrute o que existe para ser desfrutado, considere tanto o sofrimento como a alegria como fatos da vida e continue orando, não importando o que acontecer, e então experimentará a grande alegria da Lei."

"Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta."

"Se acender uma lamparina para uma outra pessoa, iluminará também o seu próprio caminho."

"De acordo com o Sutra, se a mente das pessoas é impura, sua terra também será impura. Pelo contrário, se suas mentes são puras, assim será sua terra. Em uma palavra não há duas terras pura e impura ao mesmo tempo. A diferença está na mente, boa ou má, das pessoas."

"O Budismo é como o corpo e a sociedade a sombra. Quando o corpo se curva, assim o faz a sua sombra."

"...talvez alguém questione por que os resultados desses juramentos demoraram tanto para se evidenciar. Não obstante, mesmo que alguém errasse ao apontar para o chão, mesmo que alguém unisse os céus, que o fluxo e o refluxo da maré cessassem e que o sol nascesse no oeste, jamais aconteceria de as orações do devoto do Sutra de Lótus não serem respondidas."

Diretrizes para seguir uma religião!

  Segundo o Jornal Brasil Seikyo, da Organização BSGI, a religião do futuro tem que seguir as seguintes premissas, baseadas no Dr. Karel Dobbelaere, ex-presidente da Sociedade internacional para Socioligia e Religião:

  1. PRIMEIRA QUALIDADE: As religiões deve ter uma base comum e a capacidade de fortalecer a comunidade e unir as pessoas. O Dr. Dobbelaere atribui um alta classificação as reuniões de palestra realizadas pela SGI ( Soka Gakkai International), nas quais os membros oferecem apoio mútuo e incentivo e se unem para formar uma verdadeira comunidade humana.
  2. SEGUNDA: "... religiões inspirem as pessoas a viverem de forma vibrante e alegre e que produzam uma dinâmica energia. O Dr. Dobbelaere considera a prática diária do Gongyo realizada pelos membros da SGI e as várias aividades da organização nas quais eles participam como uma grande fonte dessa vitalidade e energia"
  3. TERCEIRA: " É não se restringir unicamente á esfera do indivíduo, mas proporcionar a motivação para as esferas pública e privada visando a melhorar a sociedade. Também nesse ponto o Dr. Dobbelaere aplaude a SGI por suas amplas atividades realizadas na sociedade, especialmente aquelas dedicadas á promoção da educação, da paz e da cultura, uma vez que todas elas criam um valor único na sociedade."
  4. QUARTA: "Diz que as religiões devem refrear o individualismo extremo e salientar a responsabilidade social. Mais uma vez, ele afirma que a SGI está fazendo exatamente isso."
  5. QUINTA: "Afirma que as religiões devem demonstrar tolerância... a SGI sempre respeitará cultura e as convenções de cada país onde nossos membros realizam a prática. Os membros da SGI orgulham-se de seres bons cidadãos da comunidade e do país onde vivem, ao mesmo tempo em que trabalham em cooperação com as pessoas de todas as áreas e de todos os estilos de vida e empenham-se sinceramente para ampliar o círculo de amizade e confiança na sociedade. 
  6. SEXTA: "... as religiões devem se preocupar com o bem-esar da comunidade global e não apenas buscar o desenvolvimento de sua própria comunidade. (...) Ele elogia a SGI por suas desbravadoras atividades pela paz. E reconhece também o objetivo da organização de criar um mundo pacífico onde todas pessoas possam viver em  harmonia. Com base na análise do Dr. Dobbelaere, podemos concluir que atualmente a SGI é a religião que possúi todas as qualidades necessárias para o século 21."

Artigo retirado de: BRASIL SEIKYO, ano 46, numero 1068,22 de janeiro de 2011.



Observações: 

A SGI é uma ONG na qual busca o desenvolvimento do potencial humando através da prática do Budismo de Nitiren Daishonin. 

Reunião de palestra é historicamente conhecida como pequenas reuniões, geralmente realizadas em pequenos blocos (muitas vezes na casa de famílias que são membros e cedem a sala, ou parte da casa, para realizar as reuniões). É o espaço onde as pessoas podem conhecer o budismo, dialogar, e conhecer mais sobre o Budismo de Nitiren. 

As atividades promovidas pela SGI (no Brasil é a BSGI) são todas voltadas para paz , cultura e educação. Todas buscam desenvolver o ser humano para que ele viva com seu máximo potencial. A pessoa é treinada para vencer obstáculos, através da fé, prática e estudo do Budismo de Nitiren Daishonin. 
Conheça o Site da BSGI

Certamente irei postar mais notícias e artigos do jornal BRASIL SEIKYO, com a intenção de motivação. O BS é uma grande fonte de estudo e motivação a prática Budista. Muitas pessoas que não budistas estão lendo o jornal, pois é muito inspirador e tem um ótimo conteúdo intelectual.


Foto de Flor de Lótus (Daisaku Ikeda)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

DICAS QUENTES!!! Prática simples e bons resultados!

  Aqui vão algumas dicas!


  1 - Pratiquem atividade física
  2 - Sigam uma religião que enobreça-os por dentro
  3 - Pensem sempre em superar todo e qualquer dificuldade, lutando para vencer,        sem desistir.
  4 - Experimentem aquilo que fará vocês melhores como seres humanos
  5 - Cuidem e amem aqueles que cuidam de vocês e amam vocês
  6 - Tenham uma vida social prazerosa e divertida

   São pequenas dicas, mas que algumas delas já são cientificamente provadas que melhoram a vida das pessoas. Uma melhora e aperfeiçoa a outra. A transformação pessoal é o mais importante. Notar que ontem éramos uma pessoa, e hoje somos outra mais feliz, mais digna, mais respeitada pelas pessoas, e principalmente mais humanos, é a orientação de que estamos no caminho certo: da felicidade.

    Logo postarei mais informações sobre o desenvolvimento desse blog dedicado a todos que estão em busca de uma felicidade plena. A minha felicidade é também a de outras pessoas, e a felicidade das outras pessoas também é a minha, logo, o que aprendem aqui, ensinem para outros, e o que eu aprendo aqui continuo passando para outras pessoas também!