segunda-feira, 20 de junho de 2011

APOSTILA DE ESPIRITUALIDADE - Tópico 1.

    Eu gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência com vocês sobre uma apostilade treino espiritual que estou fazendo. Um dos tópicos, que acredito que sejam importantíssimos, é CUIDAR DOS PENSAMENTOS E EMOÇÕES.





   Em todas as linhas de auto ajuda que estou lendo, que já li , cada vez mais vejo e entendo a velha frase bíblica: "eliminais as ervas daninhas da Terra". Acredito que essa parábola se encaixe bem no mundo atual que vivemos. Está na hora de deixarmos de ser "animais", com reflexos e emoções condicionados, e partir pra uma existência mais digna. Mas essa dignidade é no fundo o controle, ou pelo menos, sermos mais DONOS de nós mesmos, saber que podemos mudar o que somos, e assim, o universo se reorganiza conforme somos por dentro. A questão de eliminar os "maus" pensamentos, aqueles pensamentos que nos fazem infelizes: ira, raiva, medo, ansiedade, ódio, fraqueza, sofrimento, depressão, ficar numa BAD, "baixou os urubus" como dizem por aí... tudo isso é infelicidade, não é algo que é só de momento. Se pararmos pra ver, justamente quando estamos mais irados, algo acontece para nos deixar mais irados depois. Quando estamos irritados e nervosos, além de fazermos "cagadas"por não pensar direito, parece que logo aparecem mais fatos e acontecimentos que nos deixam mais irritados. Isso não é coincidência, é nosso próprio PENSAMENTO que se reflete imediatamente no mundo externo. É IMEDIATO. Isso que precisa ficar claro. Não existe tempo pra ação e reação, ela é simultânea! As vezes não vemos o quão fundo, ou até onde, nossos pensamentos bons e maus influenciam o mundo a nossa volta... mas influenciam!!! Vou repetir o exemplo mais velho que andar pra trás: "sabe aquele dia que acordamos com o pé "esquerdo" e não deveríamos ter saido da cama? Que dá tudo errado?" É realmente por que nesse dia, botamos um pensamento de que não "estou legal", estou "irado" ou estou "nervoso", daí desencadeiam-se fatos e fatos que nos deixam  mais irritados ou nervosos. Vale ressaltar que quando estamos assim, também não enxergamos as coisas boas que estão ao nosso redor, as vezes coisas simples, que em outra situação nos deixariam muito felizes. Então... CUIDEMOS DE NOSSOS PENSAMENTOS E EMOÇÕES.
     Um treino que realmente sugiro, é algo que pratico faz bastante tempo e eu nem mesmo sei desde quando, é realmente cuidar do que estamos pensando.  Regras? Sim, a brincadeira começa com regras. Uma delas, é começar a brincar de OBSERVADOR. Essa é uma técnica de meditação bem antiga, sugerida por vários mestres. Comece tirando um tempo do dia para fazer uma "meditação observativa". Sente numa cadeira - não tão confortável senão dorme mesmo! - preste atenção em você. Sinta seu corpo, suas pernas, braços, pés , mãos, tronco, pescoço... faça um "tour" pelo seu corpo. Então respire fundo, e fique atento! Mil pensamentos vão passar na sua cabeça, mas deixe que passem. Talvez sua mente, espertinha, queira sabotar você, e comece a gritar que você tem 1000 coisas para fazer, mas não sucumba, esse é um momento SEU. Sagrado, para você observar. Talvez até apareça pensamentos antigos, sentimentos reprimidos, coisas que lhe irritam apareçam, mas deixe... deixe ir.. como NUVENS que aparecem e desaparecem no céu. Um mestre contemporâneo chamado OSHO fala muito nessa meditação. Deixe, apenas deixe fluir. Chegará um momento que sua mente para com os pensamentos e você consegue observar as coisas com mais clareza. Essa meditação pode ser feita dentro de um ônibus, no carro, em sua casa fazendo qualquer coisa.
     Quando estiver no meio de um mar "turbulento" se acalme você primeiro. Mesmo que existam pessoas nervosas, se acalme, respire, treine esse "observador". Apenas observe, não se intrometa, não julgue, não deixe sua mete dizer, julgar ( ah, fulano é um @#$%^&*, a cicrano é &^%%*(), ah mas ele ou ela isso, ah mas eu não eu faria isso, ele faria aquilo, e bla bla bla...) chega a ser cômico você perceber o quanto sua mente tagarela fala, gerando estados inferiores de energia e causando mais bagunça no meio. Segundo alguns autores, de auto ajuda, e em linhas como o Budismo que falam muito disso, buscar o não julgamento.... o julgamento gera um diálogo interno, um blá blá blá dentro da cabeça, que não pára, é um dispêndio de energia vital absurdo. Sendo que muitas vezes não nos deixam ver as coisas com clareza. Mouni Sadhu, um místico que lançou alguns livros, diz que podemos também fazer um sabotamento do diálogo, colocando uma oração repetitiva no nosso dia. Ou fazer uma música que nos deixam num bom astral rodando na nossa cabeça. O que é importante mesmo é observar.
      Um teste que aconselho muito, muito mesmo, e funciona legal, é você ir no centro da cidade. No horário de pico. Passe numa rua movimentada, e observe. Apenas observe, as pessoas loucas, alucinadas com a correria. Mas você, não se envolva, apenas fique observando, não julgue. Logo sentirá que o caos pode estar ao seu redor mas você pode permanecer nesse seu "centro"  observando, vendo as coisas como elas realmente são. Claro que emoções vão aparecer, sua mente tentará julgar. Dirá mil coisas para você. É natural, isso é um processo natural para começar a OLHAR pra dentro e enxergar o que realmente você é.
      No início, isso parecerá estranho , ou louco, ou até mesmo como um grande esforço. Mas depois, o EGO, aquele que esteve reinando durante muito tempo, vai ser modificado e começa a falar mais baixo. Na verdade, o que ocorre, é que provavelmente as sinapses cerebrais escolham outros caminhos, e fazem outras conexões. O Filme "Quem Somos nós" comenta sobre esses vícios mentais que temos. A medida que evoluimos, aprendemos mais rápido as lições espirituais e o cérebro realmente "desemperra". Hoje é prezado demais o lado racional e material, o nosso lado sentimental profundo, criativo, intuitivo, por falta de prática, é atrofiado. Por isso pessoas sentimentais, terminando "sofrendo" mais, se sentem um verdadeiro "peixe" fora da água.
      Acredito que qualquer sofrimento que tenhamos é realmente um desvio do "caminho" perfeito, que existe dentro de nós. Nesse caminho "perfeito", único, é onde estamos totalmente conscientes, equilibrados, todos nosso lados racionais, emocionais e tudo mais. Quando o fluxo de energia vital, felicidade e gratidão é máximo. Sofrimento nada mais é do que esquecermos quem realmente somos... viver num mundo sufocado de informação. Com certeza a humanidade evoluiu, mas o coração das pessoas não deixou de ser sofrido, independente de classe social, status ou qualquer outro estilo de vida.

       Agora, vale a pena experimentar essa técnica. Eu mesmo utilizei várias vezes, como um freio para o "blá,blá,blá" interno que tanto me incomodava. Pode ser usado como uma forma de relaxar, de ficar no seu centro, calmo, consciente, alerta e ao mesmo tempo aberto ao mundo. Quanto menos resistência colocamos em nossa mente e em nossos corações ao mundo, ele se abre para nós, com outra cara.

     Realmente desejo muito que todas as dicas que eu poste aqui, contribuam para as pessoas em seus caminhos espirituais. Como todo ser humano, já tive sofrimento grandes, já tive decepções, já me senti o pior dos piores, já pensei que largar tudo e ir para as montanhas... mas no fim, testamos nossa vida espiritual na sociedade. Conseguir viver feliz, com qualquer pessoa, em qualquer lugar, e preza-la como se ela fosse um Buda, um Cristo ou qualquer mestre que passou nesse mundo, acredito que seria o ponto máximo de qualquer espiritualidade ou religião. Se temos traumas, ódios , iras, é um sinal... um sinal forte que precisamos correr com mais afinco em respostas profundas, insights, e uma compreensão mais profunda da vida, e essa meditação do OBSERVADOR tem um papel importântíssimo, para podemos ver da onde surge realmente boa parte dos nossos problemas: dentro de nós mesmos!!!



Obrigado pela leitura!!!

Um comentário: