terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Diretrizes para seguir uma religião!

  Segundo o Jornal Brasil Seikyo, da Organização BSGI, a religião do futuro tem que seguir as seguintes premissas, baseadas no Dr. Karel Dobbelaere, ex-presidente da Sociedade internacional para Socioligia e Religião:

  1. PRIMEIRA QUALIDADE: As religiões deve ter uma base comum e a capacidade de fortalecer a comunidade e unir as pessoas. O Dr. Dobbelaere atribui um alta classificação as reuniões de palestra realizadas pela SGI ( Soka Gakkai International), nas quais os membros oferecem apoio mútuo e incentivo e se unem para formar uma verdadeira comunidade humana.
  2. SEGUNDA: "... religiões inspirem as pessoas a viverem de forma vibrante e alegre e que produzam uma dinâmica energia. O Dr. Dobbelaere considera a prática diária do Gongyo realizada pelos membros da SGI e as várias aividades da organização nas quais eles participam como uma grande fonte dessa vitalidade e energia"
  3. TERCEIRA: " É não se restringir unicamente á esfera do indivíduo, mas proporcionar a motivação para as esferas pública e privada visando a melhorar a sociedade. Também nesse ponto o Dr. Dobbelaere aplaude a SGI por suas amplas atividades realizadas na sociedade, especialmente aquelas dedicadas á promoção da educação, da paz e da cultura, uma vez que todas elas criam um valor único na sociedade."
  4. QUARTA: "Diz que as religiões devem refrear o individualismo extremo e salientar a responsabilidade social. Mais uma vez, ele afirma que a SGI está fazendo exatamente isso."
  5. QUINTA: "Afirma que as religiões devem demonstrar tolerância... a SGI sempre respeitará cultura e as convenções de cada país onde nossos membros realizam a prática. Os membros da SGI orgulham-se de seres bons cidadãos da comunidade e do país onde vivem, ao mesmo tempo em que trabalham em cooperação com as pessoas de todas as áreas e de todos os estilos de vida e empenham-se sinceramente para ampliar o círculo de amizade e confiança na sociedade. 
  6. SEXTA: "... as religiões devem se preocupar com o bem-esar da comunidade global e não apenas buscar o desenvolvimento de sua própria comunidade. (...) Ele elogia a SGI por suas desbravadoras atividades pela paz. E reconhece também o objetivo da organização de criar um mundo pacífico onde todas pessoas possam viver em  harmonia. Com base na análise do Dr. Dobbelaere, podemos concluir que atualmente a SGI é a religião que possúi todas as qualidades necessárias para o século 21."

Artigo retirado de: BRASIL SEIKYO, ano 46, numero 1068,22 de janeiro de 2011.



Observações: 

A SGI é uma ONG na qual busca o desenvolvimento do potencial humando através da prática do Budismo de Nitiren Daishonin. 

Reunião de palestra é historicamente conhecida como pequenas reuniões, geralmente realizadas em pequenos blocos (muitas vezes na casa de famílias que são membros e cedem a sala, ou parte da casa, para realizar as reuniões). É o espaço onde as pessoas podem conhecer o budismo, dialogar, e conhecer mais sobre o Budismo de Nitiren. 

As atividades promovidas pela SGI (no Brasil é a BSGI) são todas voltadas para paz , cultura e educação. Todas buscam desenvolver o ser humano para que ele viva com seu máximo potencial. A pessoa é treinada para vencer obstáculos, através da fé, prática e estudo do Budismo de Nitiren Daishonin. 
Conheça o Site da BSGI

Certamente irei postar mais notícias e artigos do jornal BRASIL SEIKYO, com a intenção de motivação. O BS é uma grande fonte de estudo e motivação a prática Budista. Muitas pessoas que não budistas estão lendo o jornal, pois é muito inspirador e tem um ótimo conteúdo intelectual.


Foto de Flor de Lótus (Daisaku Ikeda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário