quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Práticas espirituais, auto ajuda e física quântica, estamos no caminho certo?

  Muitas pessoas tem lido sobre as novas tendências da auto-ajuda, que comentam muito sobre o controle que podemos ter sobre eventos e fatos os quais desejamos em nossas vidas. 
   Aqui está um texto, um pouco comprido, mas que tem muito do que experimentei sobre ciência e espiritualidade. 
   Recomendo que quem não tenha visto assista 2 filmes: " Quem somos nós" e o filme "O segredo". São filmes que podem guiar-nos para alguns assuntos bem interessantes e nos dá a chance de fazer um link com religiões e até mesmo a física atual. 
   Livros, como base para o que vou falar aqui: "As sete leis espirituais do Sucesso" e " O poder do subsciente". 
   Com essa base dá para comentar vários paralelos. 
   O filme "O segredo" explica como podemos manipular nossas emoções e nossa mente para conseguir o que desejamos.Lá tem toda a didática, ou o "método" para conseguirmos isso, segundo o livro ou o filme. Realmente é empolgante saber que podemos determinar os fatos que desejamos que aconteçam em nossas vidas. É um filme mais motivacional, acredito eu, porém também é um filme que nós temos que colocar em prática o que está nele. Tentar fazer o que os autores dizem para nós fazermos. O Filme "Quem Somos Nós" coloca em termos de física, que realmente podemos mudar os fatos das nossas vidas, seguindo emoções positivas, principalmente tendo gratidão. Não só esse filme, mas muitos livros e religiões comentam que a gratidão é muito importante nas nossas vidas, por atrair os fatos positivos para nós. Nesse mesmo filme, resumidamente, eles comentam que o movimento de um elétron é afetado pela observação humana, isto é, o elétron teria que ter um comportamento , mas não tem porque nós estamos observando! Seria como se o elétron estivesse nos vendo. Logo, de alguma forma, nossa existência, nossa observação é capaz de interferir na matéria! Movimentar um elétron? Já é prova mais do que suficiente! Nosso cérebro é festival de elétrons e correntes passando o tempo todo, agora imaginem o campo elétrico e magnético que não é gerado? Nós como seres conscientes, então, imaginem até onde não podemos interferir na matéria e nos eventos? Somente pela VONTADE! Engraçado, que muitos treinamentos antigos de Yoga, comentam sobre controle da vontade, do corpo, e até mesmo sobre os eventos da vida diária. 
    O livro "O poder do subconsciente" é precessor do livro "O Segredo". Ele também explica em detalhes várias formas de nos auto-induzir para que eventos que realmente desejamos aconteçam, de uma forma mais "simples" do que o segredo, mas também é válido. Por afirmações, e auto sugestão, visualizações também, podemos fazer com que nossa vida caminhe aonde nossa mente e emoções nos conduz. Para ter idéia de alguma coisa como funciona os bastidores da nossa vida, ele é um livro bom.
   Bem, então eis que surge mais um livro: "As sete leis espirituais do sucesso". O autor dá uma dica quentíssima sobre controle dos eventos da nossa vida: TRABALHE PARA OS OUTROS E NÃO PARA VOCÊ! Segundo ele, um grando fator influenciante é passar a trabalhar para as pessoas, e não para si mesmo. Segundo ele, quando nos dedicamos a um bem MAIOR do que simplismente o nosso, o universo nos dá muito mais e em abundância. Ou seja, quanto mais egoístas nos formos, mais difícil vai ser conseguir algo. MAS, para reduzir nosso egoísmo, o qual estamos treinados para ser desde a infância, temos que nos "enobrecer" como ser humano. Essa sim é uma tarefa difícil!!! O Budismo de Nitiren Daishonin bate exatamente nessa tecla: Que não somos separados, que vivemos conectados, que a separação é uma espécie de ilusão, e que a felicidade alheia é a nossa também. Quando lutamos para felicidae das pessoas e transformação das outras pessoas, mais estamos cuidado da nossa ao mesmo tempo. Isso lembra-nos muito de JUNG, que fala sobre o inconsciente coletivo, que seria uma espécie de ligação profunda que existe entre todos nós. Várias linhas de pensasdores, religiões e até mesmo a física estão cada vez mais convergindo para um mesmo ponto: SOMOS DONOS DA NOSSA REALIDADE! 
    Nossa mente atrái, faz causa e efeito, interligada com a dos outros faz a realidade ser modificada. Uma pessoa má, tem uma realidade má a sua volta. Uma pessoa boa, de uma forma ou de outra,terá uma realidade melhor, pelo menos interna, do que outra que não é. No Budismo mesmo, Daishonin afirma, que não existe "terra pura e impura ao mesmo tempo", a diferença está na mente BOA OU MÁ das pessoas. O Ambiente é reflexo da nossa própria vida, segundo o Budismo. E é uma coisa lógica! Basta olhar como é a MENTE das pessoas em lugares feios, sujos, nos quais existe sofrimento. A mente não é boa! Algo tão lógico! A diferença mesmo está nos PENSAMENTOS, na MENTE. Uma mente distorcida e complicada certamente gerará ao seu redor um ambiente distorcido e complicado... se pensarmos pelo filme "O segredo", o que somos por dentro é o que atraímos para nós. O POnto de vista do Budismo, o que somos por dentro é manifestado ao mesmo tempo no ambiente externo. Causa e efeito. Existe um nome para isso "ESHO FUNI" ou inseparabilidade da vida e ambiente. 
    Então, como uma forma de INCENTIVAR as pessoas a terem uma vida melhor: CUIDEM DOS SEUS PENSAMENTOS! Sei que parece algo meio JEDI, mas realmente é assim que funciona. Nossa mente, o que pensamos tem um poder tão forte que realmente pode modificar  a nós mesmos e o nosso ambiente. Podem perceber, que aquele dia que acordamos com "pé esquerdo", como tudo dá errado ao redor do dia!!! Engraçado não né mesmo? E aquele dia que acordamos felizes, ou mais tranquilos, o dia flui com uma levesa inigualável... mas o único LUGAR que dita essa regra é NOSSA MENTE! 
    A eis que a mais de 2000 anos atrás Buda percebeu isso. Que essa percepção, o poder da mente, o sofrimento das pessoas , tudo isso estava interligado. Quando vivemos uma vida comum, sem cuidados com o nosso íntimo, vivemos apenas o que nos ensinaram a fazer... não somos donos da realidade... vivemos uma realidade fantasiosa que colocaram na nossa cabeça. Um filósofo chamado OSHO comenta muito disso. Que criamos coisas em nossas mentes, nossas emoções, e nos apegamos a elas! Fazemos isso igual a uma criança que carrega aqueles ursinhos maltrapilhos e sujos pra baixo e pra cima. A gente cria, e não se desfaz, se apega! A verdadeira realidade é outra! O mais curioso, que mesmo sendo mais de 2000 anos atrás, o Budismo fala na "Verdadeira realidade de todos os Fenômenos", imaginem para alguém daquela época compreender tal frase! Se para nós já é algo abstrato! Mas isso quer dizer que existe uma realidade profunda, uma LEI, que dá origem a toda miríade do universo. Os Indus tentarem explicar isso em forma de Deuses: Brama, o Criador. Então existem uma força que causa destruição do velho e permite a construção do novo: Shiva. Também existe Vishnu, que seria um tipo de inércia, que é uma força do UNiverso que permite manter tudo como está. No Budismo o que existe mesmo é a idéia de ciclos de criação e destruição. De Vida e morte. Da dualidade. (Myo-Ho : do daimoku).
   Se pararmos para pensar, essas forças existem na física e química clássica! A inércia, a matéria se transformando, ação e reação (que explica o Carma no Budismo e outras religiões). Até mesmo POTENCIAL! Qualquer movimento que exista, qualquer trabalho, só pode ser realizado se existir um potencial alto e outro baixo. Exemplos? Corrente elétrica só existe quando existe uma diferença de potencial. Quanto maior for essa diferença maior é o trabalho. Para escoar um líquido por um tubo, tem que existir diferença de pressão, ou seja o líquido se movimenta de uma regiao de alta pressão para baixa pressão. Temperatura? Também! O calor, energia em trânsito, caminha da alta temperatura para baixa temperatura. É a direção do Fluxo. Se não existir potencial, não existe trabalho... existe estagnação! Quando praticamos espiritualidade realmente elevada, quando nos sentimos conectados com algo maior do que nós, é sinal de que elevamos nosso potencial de vida, e o fluxo começa! A energia começa fuir do potencial alto o qual estamos conectados ao potencial baixo que já existe dentro de nós. Apenas fizemos o LINK dos potenciais que já existem dentro de nós. No Budismo isso é potencial da vida! A vida é eterna e pode se manifestar em diferenciados potencias, baixos e altos, sendo o mais alto o estado de Buda. 
    Então, qualquer tipo de treinamento, ou prática espiritual a qual sentimos que nosso coração está mais nobre, estamos mais abertos, mais "perto" das pessoas e das coisas da vida, é sinal que nosso potencial de vida, ou espiritual está "melhor" por assim dizer. Se nos sentimos bem boa parte do tempo, sem conflitos, mais atentos e sábios, é sinal, indício que estamos caminhando na direção de uma vida mais plena e feliz. 
    
   Sei que escrevi muita coisa, mas aqui está um pouco do que já estudei e consegui enxergar sobre espiritualidade e ciência. Gosto de saber e gostaria muito que outras pessoas descobrissem esse universo maravilhoso que é a VIDA do UNIVERSO que pulsa dentro de cada um de nós. Quem experimena isso, cada dia que passa tem outro Gosto!




Obrigado pela leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário