sábado, 28 de maio de 2011

O que é NAM MYOHO RENGUE KYO?



O Nam-Myoho-Rengue-Kyo cobre todas as leis, toda a matéria e todas as formas de vida existentes no Universo. em outras palavras, é a vida do Buda que alcançou a suprema Iluminação. Se expandirmos ao espaço ilimitado, é idêntica à vida do Universo, e se condensarmos ao espaço limitado, é igual a vida individual dos seres humanos.
Texto Cesinha Chaves, compilado de matérias de estudo do Bloco Mandala, Barra, RJ
(retirado do site: www.budanaweb.com)


  Nam Myoho Rengue Kyo é a própria Iluminação. Recitar, ensinar, mostrar, falar, e descobrir isso é a maior das alegrias. É a chave para o potencial ilimitado do ser humano. Lembra-se do que foi comentado sobre POTENCIAL no filme O Segredo e no Filme Quem Somos nós? Então, a recitação desse mantra possibilita a descoberta do ser humano no seu estado de vida mais alto. Quando recitamos Daimoku (como se chama título do Sutra de Lótus que é Myoho Rengue Kyo, O Nam significa devotar-se), começamos a ver as pessoas, a vida, e o universo com uma "cara" diferente. Nos emocionamos com coisas que não nos emocionávamos antes, sentimos uma sensação de satifação, a sensação James Brown de I FEEL GOOD, e a vida não é mais a mesma. Os sofrimentos não tem mais o mesmo tamanho. Aquilo que nos incomodava passa a não incomodar mais. Logo, se a coisa muda, ou transforma-se tanto assim dentro de nós, quer dizer que estamos fazendo uma verdadeira "arrumação" dentro de nós, para uma vida mais feliz. Essa arrumação, encontrar um ponto de felicidade, de fé , coragem e felicidade por estar evoluíndo, é a revolução humana, como chama-se de uma forma mais "nova" a iluminação. Bom, para o Budismo, Iluminação não é nada mais do que viver perfeitamente e feliz: acordar bem, se alimentar bem, ter saúde, sabedoria, conseguir ter força e energia para superar as dificuldades do dia a dia. Buda tinha problemas, tinha dificuldades, o que diferenciava ele de nós, é que ele possúia esse estado de vida "alto", chamado de "iluminação", e em sua benevolência e compreensão profundos deixou a prática do NAM MYOHO RENGUE KYO para a humanidade. Nos últimos sutras de Buda Sakyamuni existe um comentário que o caminho único, para iluminação, será recitar o título "deste sutra", Sutra de Lótus. Buda Nitiren Daishonin foi quem realmente compreendeu esse ensinamento e o deixou com uma forma prática, para conseguirmos praticar nesses dias de correria do dia a dia. Como Daishonin dizia em seus escritos: "O que vale é o coração", então ao recitar daimoku com fé, gratidão e coração, o poder ilimitado do Buda brota no ser humano, revelando o seu potencial mais alto, ou seja, de felicidade plena! 
   A prática Budista baseia-se em recitar o daimoku e ensinar as pessoas sobre esse Mantra, para que todos experimentem e descubram que recitar Daimoku é entrar numa órbita de felicidade e satisfação plena. Mudanças em nosso comportamentos, desejos e até na forma de julgar as pessoas e o mundo, mudam completamente depois de algum tempo de prática.O mais interessante é que a mudança aparece só de recitar o mantra, muitas vezes até mesmo sem acreditar. Basta dar uma chance, que o Nam Myoho Rengue Kyo vai se mostrar espontaneamente para vocês. 
    Quem estiver lendo esse post, eu gostaria imensamente de compartilhar essa prática com vocês! Que experimentassem por uma semana, ou um mês, e tirassem todos os dias uns 5 ou 10 minutos para recitar Daimoku para alguma coisa que desejem que aconteça, geralmente coisas boas, e olha, existe a grande chance de acontecer, afinal, recitou daimoku, nos tornamos Budas. E o que seria impossível para um Buda? O que é impossível para um ser com o seu máximo potencial acontecendo durante a recitação? Nada! Tudo será possível! Se o desejo for algo maior, maior persistência e tempo de Daimoku serão necessários, mas é algo que varia de pessoa para pessoa e dá confiança adquirida com a prática. Então, pratiquem, e tirem o máximo da própria vida do universo que há dentro de vocês!

Nam Myoho Rengue Kyo!
Nam Myoho Rengue Kyo!
Nam Myoho Rengue Kyo!

Obrigado Pela sua leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário